Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO - CIA. 2 EM CENA REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE GRUPOS TEATRAIS EM SERRA TALHADA

Estão abertas, até o dia 04 de setembro, as inscrições para o Projeto Cena Jovem Serra Talhada – Curso de Formação de Gestores de Grupos Teatrais. Destinados aos jovens de 25 a 29 anos do município de Serra Talhada e região, o projeto é uma ação de formação artística e administrativa de gestores de grupos teatrais e tem como objetivo contribuir com a ampliação da cadeia produtiva cultural do referido município de forma sustentável. Com uma carga horária de 120 horas/aulas o curso será dividido em 06 módulos, á saber: 01 - Dramaturgia, 02 - Ator - criador, 03 - Encenação, 04 - Gestão da produção cultural, 05 - Captação de recursos e 06 - Gestão de grupos teatrais.
O projeto conta com o incentivo do Ministério da Cultura, através do Edital Comunica Diversidade 2014 e tem o apoio da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura Municipal de Serra Talhada e da Fundação Cabras de Lampião.
O curso será realizado no Museu do Cangaço nos sábados, das 14 às 21 h, e domingos e feriados das 09 às 17 h no seguinte período:

Setembro: 12, 13,19 e 26.
Outubro: 03, 04,11 e 12.
Novembro: 01,02, 07, 08, 14 e 15.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Em novembro, 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais em Serra Talhada

Célebre como terra natal de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, Serra Talhada, no sertão pernambucano, será palco do 9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais, entre os dias 20 e 29 de novembro. Coordenado pela Rede Nacional de Culturas Populares com o Ministério da Cultura, o evento é feito a cada dois anos e será realizado pela primeira vez no Nordeste.

Nesta quarta-feira (19), o ministro Juca Ferreira oficializou a mobilização do MinC para o evento diante de seus organizadores e de representantes de movimentos culturais que participarão dele. "Vamos fazer um grande encontro e algo que nos empodere. O Ministério vai participar ativamente", assegurou ele, que destacou o valor da cultura popular e tradicional para o governo. "Desde que chegamos ao Ministério, temos dado importância a essa dimensão. A primeira coisa que fizemos foi alargar o conceito de cultura. O ministério que encontramos só trabalhava com arte. Quebramos paradigmas."

Além do ministro, participaram da reunião realizada em Brasília/DF quatro secretários do MinC: Ivana Bentes (da Cidadania e da Diversidade Cultural – SCDC), Vinícius Wu (de Articulação Institucional – SAI), Pola Ribeiro (do Audiovisual – Sav) e Guilherme Varella (de Políticas Culturais – SPC). Além do representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial, TT Catalão.

O encontro também contou com a presença do senador Humberto Costa (PT-PE), do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), do prefeito de Serra Talhada LUCIANO DUQUE, do secretário de Cultura do município ANILDOMÁ WILLANS DE SOUZA e da presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, CLEONICE MARIA.

Ferreira apontou os Pontos de Cultura como o marco no processo que passou a distinguir como cultura as mais diversas manifestações populares regionais. "É algo simples que reconhece que o povo faz cultura nas condições mais adversas", disse. 
 
O MinC aproveitará o 9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais para colocar em debate suas principais ações, como a revisão do Plano Nacional de Cultura, Cultura Viva e Política Nacional das Artes.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, aproveitou a reunião para agradecer a escolha do município para sediar o evento. "É um motivo de alegria e orgulho", disse. O secretário de Cultura do município, Anildomá Willans de Souza, presenteou o ministro Juca Ferreira com um chapéu de cangaceiro e uma cachaça produzida no estado e exaltou a cultura do xaxado da cidade, dança criada no sertão pernambucano. "Em Serra Talhada, respiramos a cultura do Cangaço, o legado de Lampião", afirmou.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mais um grave acidente próximo a Serra Talhada deixa uma pessoa morta e outra grave mente ferida

20150811133215 (1)
Mais um grave acidente aconteceu na PE – 365, próximo a Santa Cruz da Baixa Verde, onde uma pessoa morreu e outra ficou em estado grave.
Segundo a policia militar, uma sprinter invadiu a contra mão em uma curva, vindo a colidir de frente com uma moto. Os dois ocupantes da moto foram socorridos para o Hospam – Hospital Regional Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, porém o motorista não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, e o passageiro ficou em estado grave. Já o motorista do carro, evadiu-se do local do acidente.
A moto, que ficou com a frente totalmente destruída, foi encaminhada para a DPC de Serra Talhada, para serem tomadas as medidas cabíveis.
20150811133215 (2)
20150811133215
20150811133216 (1)
20150811133216 (2)

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ARTISTA PLASTICO SERRA-TALHADENSE PARTICIPA DO SALÃO DE BELAS ARTES EM SÃO PAULO COM APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO



O artista plástico Aluízio Fernã, é finalista do Salão de Belas Artes de Piracicaba (SP), e se fará presente ao evento graças – primeiramente ao seu talento ímpar - e ao apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Capital do Xaxado. O mesmo é responsável pelas oficinas de DESENHO ARTÍSTICO E PINTURA EM TELA dentro do movimento Cultura Viva, ação da SECULT que promove diversas oficinas de formação artísticas.

A Obra de Aluizio Fernã selecionada para o Salão em 2015 foi “ARANDO TERRA”, e fica em exposição no 63º SALÃO DE BELAS ARTES DE PIRACICABA, em São Paulo, o mais conceituado salão de arte do país. O Salão de Belas Artes de Piracicaba, SALÃO FIGURATIVO DE LINGUAGEM ACADÊMICA TRADICIONAL, é uma promoção da Prefeitura do Município de Piracicaba, por intermédio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.
 
A edição desse ano recebeu 331 trabalhos e selecionou 71 obras para participar, “é uma grande honra poder fazer parte de uma exposição ao lado de grandes mestres da pintura brasileira, como Carmelo Gentil Filho, Clodoaldo Martins, Douglas Okada, Marcos Sabidin entre outros que foram premiados e estarão participando da exposição”, revela nosso artista.

A abertura do Salão será no dia 07 de agosto na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e ficará aberta ao público até o dia 30 de setembro. Aluízio é um dos mais talentosos artistas de Serra Talhada e a Secretaria tem interesse em incentivar os talentos locais na manutenção e produção de seus trabalhos, seja no teatro, na literatura e na musica, no artesanato e nas artes plásticas.
Tecnologia do Blogger.